quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Histórias da Infância

As saudades da época da infância faziam o vovô suspirar quando contava suas histórias, tão antigas que se confundiam com sonhos irreais a às vezes careciam de verossimilhança. Os netinhos ouviam tudo com atenção sentados no tapete da sala , embora desconfiassem de que aquilo tudo era uma invenção do vovô , que já estava meio caduco.
No dia em que contou a história das grandes invenções todos ficaram muito atentos. Ele dizia que quando era garoto, uma vez por ano, o trem trazia da cidade um grande circo. E ali no pequeno povoado desembarcavam mágicos, trapezistas e músicos trazendo consigo vários inventos, como a fórmula da invisibilidade e as sementes que germinavam árvores tão altas capazes de chegar até o céu. Ele jurava ter subido numa dessas árvores e tocado as nuvens. Mas há muito tempo o trem não vinha. Nem se lembrava mais da última vez. E esperava com muita ansiedade o retorno do circo com todas as maravilhas da infância.
Deu uma pausa e um suspiro profundo para refazer toda a trajetória que o tempo havia corroído como um ferro que oxida. Súbito, levantou-se da cadeira de balanço. Não acreditava no que ouvia: era o ruído do trem! O circo estava voltando. Correu até a janela para certificar-se do que estava ouvindo, porém não viu nada. Abaixou os olhos com tristeza, mas voltou a sorrir quando o netinho segurou sua mão e disse:
- Vovô, esse barulho é da panela de pressão .

Márcia Cruzara

Nenhum comentário: