terça-feira, 25 de agosto de 2009

Sarau de Poesia Independente na Primeira Bienal do Livro de Curitiba


SARAU DE POESIA INDEPENDENTE NA PRIMEIRA BIENAL DO LIVRO DE CURITIBA


Por Altair de Oliveira.

Fomos conctatado pelo poeta Ricardo Peruchi, que é editor de uma revista cultural universitária "OFFLINE" (de São Paulo) e é curador de um espaço que será também disponibilizado para artistas independentes dentro da Primeira Bienal de Curitiba, que nos solicitou apoio e sugestões para organizar um sarau de poesia e também sugestões de pessoas (poetas) que pudessem ajudar ou participar do evento. O poeta Ricardo fez também este mesmo pedido de ajuda para várias outras pessoas do contato dele em Curitiba.
Pois bem, este sarau foi definido para acontecer no dia 29 de agosto de 2009 (sábado), das 19:00 às 21:00 e foi denominado de SARAU DOS JOVENS POETAS - "Poesia - Literomania", e estará acontecendo no "Espaço OFFLINE", lá na bienal. Conforme os conceitos da nota abaixo:
"Reunião literária de jovens poetas, promovida pela revista OFFLINE, organizada para mostrar a produção do melhor da poesia contemporânea. Poemas inéditos e revelações literários estão na berlinda para mostrar seu talento sob o crivo de poetas consagrados da cena curitibana, seus padrinhos.
Seleção prévia dos trabalhos apresentados. Solicitações de participação devem ser enviadas para apreciação para o e-mail textos@offline.com.br.
Alguns destaques da cena atual serão convidados da organização."***Debulhando o texto acima, observamos que o foco principal do evento são os "Poetas Jovens", que tenham um bom trabalho na poesia contemporânea curitibana e que estejam dispostos a declamar (ou fazer leitura) de seus poemas lá no sarau ou de levarem um representante contratado para esta exibição. Isto não impede de maneira nenhuma que poetas mais maduros também participem.
O que a organização do evento não abre mão, mesmo porque o sarau tem um tempo pré-definido dentro da exposição, é de fazer um cadastramento dos participantes e verificar o texto a ser apresentado. Por isso uma solicitação de participação, com o envio dos textos, deve ser encaminhada a eles, através do email citado acima. Eu próprio gostaria de participar deste sarau e vou enviar-lhes meus textos e a solicitação para que eles possivelmente a cadastrem e aprovem.
Portanto, quem desejar participar, por favor envie-lhes esta solictação por email, sugiro que com até 3 poemas (a menos que estes poemas sejam curtos) e boa sorte.
Um outro ponto a ser observado é que não há qualquer pagamento para estas apresentação, visto que trata-se de um espaço condicionalmente aberto à poesia independente.Mas pelo menos é um espaço destinado à poesia independente que, creio eu, devemos tentar agarrar e preservar dentro da nossa bienal, por isso é tão importante a nossa participação.Um outro aspecto que gostaria de comentar é que não há restrição quanto à participação.
Assim, qualquer poeta curitibano pode encaminhar seus trabalhos à organização do evento e solicitar-lhes esta participação, mas que se o seu nome foi indicado a eles por alguém (padrinhos) significa que este alguém já conhece o seu trabalho poético (escrito ou declamado) e gostaria de ver-lhe participando do sarau, e isto acredito que pode ajudar na aprovação da solicitação de participação.
Como participar do sarau de poesia:
Escrever um email para os organizadores (textos@offline.com.br) solicitando a sua participação, acompanhado do texto a ser apresentado de até 3 poemas, especificando o autor independente e o nome da pessoa que fará a apresentação. Aguardar então a confirmação de sua participação.
EVENTOS DE ARTISTAS INDEPENDENTES NA BIENAL PARA OUTRAS ARTES
Artistas independentes curitibanos da Música, de Artes Visuais e de Cinema também podem exibir seus trabalhos nos espaços da revista OFFLINE na Bienal do Livro de Curitiba.
Para isto terão que entrar em contato (via telefone ou email) com o curador Ricardo Peruchi para saber detalhes de como será feito a seleção dos trabalhos a serem apresentados.
Boa sorte.
Contato: Ricardo Peruchiemail: rp@mandic.com.br
fone: 11 78905699 / 11 3089-0663
- MÚSICA - RECITAL DA NOVA SAFRA DE MÚSICOS E CANTORES
Apresentações musicais, para o público da Bienal do Livro, com produção da revista OFFLINE, trazendo revelações do cenário musical brasileiro, que aposta e dá espaço para nos novos talentos.
Local: Largo da Ordem, Palco BienalHorário: sexta-feira, 28/8, das 20h às 21h30
Conceito trabalhado: novos talentos.
Nota: palco na entrada da bienal com 1 hora e meia disponíveis para pequenas apresentações.-
ARTES VISUAIS - OCUPAÇÃO DOS COLETIVOS DE ARTISTAS DE CURITIBA
Performances, happenings, intervenções e mostra dos trabalhos da nova geração de artistas visuais de Curitiba, organizada pela revista OFFLINE, com a proposta de dar espaço e revelar novos talentos.
Local: Espaço OFFLINE (Conexão Geral)Horário: Domingo, 30/8, das 14h às 17h.
Conceito trabalhado: novos talentos.Nota: Espaço de 3 horas para apresentação de intervenções, happenings, performances e instalações de fácil manuseio. Outros espaços, favor solicitar detalhes.
- CINEMA - MOSTRA DE CURTAS DO NOVÍSSIMO CINEMA BRASILEIRO
Filme: "O FAZEDOR DE MONTANHAS
"Documentário longa-metragem, 52 minutosDireção: Juan FigueroaProdução: Alcione Alves, Vilma Peramezza e Marcelo SolleroConceito trabalhado: novos talentos.
Nota: na programação de cinema está já incluído o filme acima, mas ainda há um espaço de 2 horas de sessão a ser ocupado.
Favor solicitar detalhes.

Nenhum comentário: