quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

A Quadratura do Círculo

Círculos, círculos, círculos, círculos...intermináveis círculos ... tal qual meus minutos, minhas horas, meus dias, meus últimos 35 anos.
A estrada, a reta, leva a algum lugar? Aonde?
Se eu andar em círculos, a estrada volta? Vou retomá-la , poderei percorrê-la? Se eu viver em círculos, o mundo vai deixar de rodar, a vida seguirá seu trajeto? O círculo pode deter a estrada?
Vejo movimentos rápidos, de pessoas. Parecem ir. Qual a diferença entre o ir. Qual a diferença entre o ir e o vir? Qual é o sentido?
Algumas param, mas os círculos continuam. O homem não pode estacionar. Por que? Porquê? Por quê? Porque? Qual é a diferença que existe entre nós? Por que parar? Por que continuar? Qual é a verdade da reta? Tudo hoje está sem sentido. Tudo sempre está sem sentido! Ir?...
Ela ficou em casa. Rodando? Ela rodando naquela sala minúscula a perguntar, a experimentar entender, tentando encontrar respostas, por mais óbvias e vagas. Os pensamentos rodando, um sentimento reto, mas sem direção.
Alguém está querendo ir, deve ter aonde chegar. Se eu mudar minha vida, se mostrar os círculos, ela me verá, perceberá que o melhor é o retorno, para onde tudo conflui?
Me pergunto quando foi que comecei a girar. Será que foi naquele dia, quando percebi que os olhos dela giravam de mim para os outros,de mim para o copo de gim-tônica? Tudo é círcular, o amor não nasceu para seguir em frente, mas para retornar sobre si mesmo e recriar-se.
Estou agonizando, gostaria de seguir sem rumo, me entregar ao mundo, mas existe um obstáculo na frente e o único meio de evitá-lo é continuar em círculos, rodando, volvendo, tornando para o que fui...
Círculos, círculos são sempre o restante dos goles que não bebo em sua boca reta, repleta de instruções que não consigo digerir. Vejo você, e outra vez meus pensamentos circundam tudo o que não consigo explicar nessa pessoa que não há. Todos os círculos sempre convergem em você é o eixo que não existe e está sempre presente.
A vida me espera. Não sabe que não há espera no que circula, pois tudo volta e nada deixa de estar onde sempre esteve. Quer passar? O que espera encontrar além dos círculos de meus passos no asfalto? Gostaria de dizer para voce não continuar. Não há nada ali na frente. Tudo está aqui, neste momento, nestas voltas de nós sobre nós mesmos. Avançar? O mundo não avança, gira, e com mais velocidade do que um peregrino consegue acompanhar. Um carro não vai te levar mais longe.
Gisele Mocci.
Quadratura do círculo. parte I. Ângulo Bi.

Nenhum comentário: