quinta-feira, 4 de março de 2010

Com Sol ou Não

Vaidade das vaidades! Tudo é vaidade!
(Eclesiastes 1,2)
     
Com sol ou não, com ou sem calor é delicioso andar no Parque Barigui. Pela manhã, à  tarde, ao final do dia. Tênis de marca, sem marcas, novo ou velho. Manga comprida ou top. Calça larga, agarradinha, calção. Óculos, boné. Solitariamente ou matraqueando em dupla. Fones de ouvido. Pela saúde, pelo corpo, ou só por vontade própria. Tudo é válido e é bom.
Hoje, como toda terça-feira, saí do consultório após levar as agulhadas de toda semana olhando para céu ver se a chuva viria logo. Estava nublado como muitos dias, estava com cara de chuva como muitos dias, e eu esquecera meus óculos, coisa inédita. De boné, leg, camiseta e colete, para caso chovesse e também para levar meu mp3, iniciei minha caminhada. Caminho pela saúde, preciso melhorar meu colesterol e fazer despencar meus triglicerídeos. Caminho para ver minha silhueta diminuir. E caminho por puro prazer de observar a vida me levar. Sou uma observante!
E como sempre, vou caminhando e cantando e seguindo andando, observando os vira-latas do Parque correndo atrás das pacas, as crianças dando migalhas de pão aos gansos e as pombas tentando abocanhar algumas, sem serem percebidas.
E hoje vi algo bem de longe que me chamou a atenção. Uma águia pequena? Nunca vi por ali. Parada, observante altiva e imponente, olhando a tudo por cima de seu pequeno ombro. Desvio mais à direita possível, desligo o mp3, fixo a vista e caminho mais rápido. Algo nela não está certo, não só por ser pequena. Torço para que não voe, e vou chegando cada vez mais perto.
Ela ali está! Olhando gansos, migalhas, crianças, transeuntes com sua cabeça virada. Mas que safada! Quase nem acredito, uma mísera pomba malhada metida à águia. Em sua vaidade de ser tão nobre ave, abre mão até da comida fácil. Quase perguntei a ela: Você não tem espelho não?

Deisi Perin

Um comentário:

Anônimo disse...

texto produzido para a oficina de crônicas, ministrada pela professora Glória Kirinus, no Paço Municipal de Curitiba.